top of page

 

O projeto A WebQuest como orientador de pesquisa foi produzido para a avaliação do Módulo 4 da oficina MIPL2.0 de formação a distância oferecida pelo IC. O trabalho tem como objetivo demonstrar a aquisição de competências que permitam integrar as ferramentas da Web 2.0 nas práticas educacionais.

 

A tarefa constitui-se pelo desenvolvimento, construção e aplicação de um projeto em que o professor primeiramente analise um grupo de ferramentas disponíveis na Web 2.0, de modo a selecionar aquelas que sejam convenientes para serem integradas ao planejamento de atividades que sejam significativas para os alunos e que pretendam servir ao ensino da língua portuguesa como língua estrangeira. Com o pacote de ferramentas selecionadas, o professor deve ser capaz de integrá-las de forma dinâmica para estruturar a tarefa (ou aula, plano de aula, ferramenta de suporte ao ensino, etc.) em que o uso das ferramentas se aplique. A última etapa é por a tarefa em prática e avaliar os resultados, tanto dos alunos como da validade da tarefa. A reflexão a cerca dos resultados tem caráter essencial no processo de amadurecimento da prática pedagógica, pois somente por meio do olhar crítico lançado sobre as atividades que propomos ao alunos é que podemos replanejar atividades. O objetivo final é sempre fazer da experiência de aprendizagem um espaço positivo e prazeroso.

 

Durante o Módulo 2 da oficina, foi preciso traçar o esboço deste projeto. Naquele momento, eu acreditava que a opção mais viável para a integração de ferramentas da Web 2.0 ao ensino do português seria o desenvolvimento de uma página na web que pudesse servir a 4 propósitos principais: funcionar como repositório de materiais para os alunos, oferecer atividades para o desenvolvimento das competências lingüísticas na aquisição da língua portuguesa como L2, concentrar links para outras atividades e ferramentas e, finalmente, ser um espaço de difusão de aspectos culturais referentes aos países lusófonos. Porém, no decorrer da oficina, novas ferramentas da Web 2.0 foram sendo descobertas, e a partir dos debates com os outros formandos  e da realização das tarefas do Módulo 3, percebi que a integração das ferramentas da Web 2.0 ao ensino do português poderia acontecer de forma mais imediata, pois a criação de um website seria um trabalho de longo prazo. Logo, o projeto ficou adiado, e deu lugar a outro empreendimento, que configura-se pelo uso da WebQuest para orientar a pesquisa e produção de pôsteres informativos sobre as festa de São João, que serão exibidos em Newcastle upon Tyne, Inglaterra, a propósito do !Vamos Festival, evento de promoção da diversidade cultural. O festival tem grande importância para a divulgação da língua portuguesa e da cultura lusófona na região. O projeto será posto em prática junto aos alunos do nível B2, que cursam a disciplina POR2061, oferecida pela School of Modern Languages da Newcastle University, onde leciono.

Ferramentas da Web 2.0 integradas às práticas educacionais

A WebQuest como orientador de pesquisa

webquest1.gif 2014-2-26-11:56:45

webquest1.gif 2014-2-26-11:56:45

Honeycomb for a webquest - images and infografics

webquest1.jpg

webquest1.jpg

webquest.gif

webquest.gif

webquest2-png.gif

webquest2-png.gif

webquest-20i0wer.png

webquest-20i0wer.png

web.gif

web.gif

webquest-process.jpg

webquest-process.jpg

treinamento-visao-de-processos.png

treinamento-visao-de-processos.png

image002.jpg

image002.jpg

calificaciones_317x300.jpg

calificaciones_317x300.jpg

255804.jpg

255804.jpg

Considerações

bottom of page