Loiana Leal
e-portefólio
MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na Web 2.0
10a edição
Blended Learning
A metodologia b-learning configura-se pela combinação do ensino presencial com o ensino a distância, propondo-se como alternativa para os cursos que se efetivam exclusivamente "em sala de aula". Por exemplo, no caso do nosso curso MIPL 2.0 o b-learning possibilitou a implementação da ação de formação dos professores participantes, permitindo o desenvolvimento das atividades propostas na oficina a qualquer hora e em qualquer local (eu mesma fiz parte do curso na Inglaterra e outra no Brasil). A metodologia b-learning mitiga os constrangimentos da distância geográfica com que os alunos atualmente se deparam para poder investir na sua formação acadêmica e profissional. Dentre os participantes desta décima edição do MIPL 2.0 havia colegas na Croácia, no Timor Leste, na Espanha e na Inglaterra. Portanto, a metodologia possibilita burlar estas fronteiras fÃsicas que limitam o movimento, levando a oportunidade de aprendizagem a todas as partes.
Blend quer dizer misturar, combinar porções iguais de maneira que o produto resultante seja equilibrado. Combina-se o trabalho online, tanto individual como em grupo, com o presencial, que no nosso MIPL 2.0 aconteceu por meio das sessões sÃncronas no Skype moderadas pela tutora. A professora Fernanda Ledesma traz uma excelente apresentação da metodologia b-learning no artigo A metodologia blended-learning como mais uma alternativa na formação contÃnua de professores, dsponÃvel na PROFFORMA revista online.
Para planejar um curso usando as vantagens do b-learning, o professor/tutor deve equipar-se com ferramentas que sejam facilitadoras das tarefas online, que por sua vez precisam ser significativas para o contexto de aprendizagem. No âmbito do ensino da lÃngua portuguesa (L2), nosso MIPL 2.0 equipou-nos com uma variedade de ferrramentas, como o programa Hot Potatoes, a Web Quest e os Mapas Conceituais. O curso deixou-nos livres para experimentar outras aplicações sugeridas pela tutora, que você encontra na seção Ferrramentas na WEB. Também viajamos pelo mundo virtual do Second Life com o objetivo de descobrir as veredas deste mundo que possam conduzir nossos alunos ao mundo da apredizagem de um novo idioma.